quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VI Festival da Sardinha em Caponga


Um ótimo destino para os Turistas
 que visitam o Ceará


O litoral de Cascavel fascina pela beleza das praias e por seus diversos atrativos, que vão desde as expressões culturais que são mantidas há séculos, como a pesca artesanal com jangadas, o artesanato em renda, barro e cipó, regatas de paquetes e jangada, até a sua culinária com peixadas e pratos com frutos do mar.

Como nasceu este Festival?

 
O presidente da Assetuc, Mamede Rebouças, lembra que o primeiro festival, realizado em 2007, começou com o intuito de valorizar a sardinha, já que a Caponga é conhecida por sua forte tradição pesqueira, sendo um dos maiores portos pesqueiros artesanais do litoral cearense, com suas jangadas de velas de pano.

O festival nasceu da ideia de difundir o consumo da sardinha pelos cearenses por se tratar de um pescado barato e de alto valor nutritivo. Na época, como as pessoas da região não tinham o hábito de consumir o peixe, o festival veio, também, para incentivar o consumo da iguaria de formas variadas, com receitas diferentes e inusitadas.
"A sardinha é um dos pescados mais encontrados na orla da Caponga, o que justifica um evento que enalteça o pescado", enfatiza.
Mamede conta que, ao longo desses seis anos, o Festival da Sardinha foi se consolidando e incluído no calendário turístico regional. "Vale ressaltar que o evento teve seus pilares sustentados em atrações artísticas e culturais.

Os grupos culturais locais sempre são convidados
a participar", destaca.
Além disso, o festival estimula as artes visuais por meio do concurso de desenho com a participação de estudantes de escolas públicas.

Essa é a primeira ação da programação do festival.
Os trabalhos classificados no concurso são usados nas velas das jangadas dos pescadores que participam da regata de jangadas, um dos atrativos do evento.

Nesta sexta edição, o festival ganhou proporções maiores, o que faz com que tenha uma programação diversificada na
Vila de Caponga.
"O festival é um evento institucional, que valoriza a comunidade e, sobretudo o pescador.
Anualmente, traz uma temática diferente e inclui ações sociais.

Em 2013, além da Campanha Natal sem Fome, o festival levanta a bandeira pela permanência das barracas da Caponga, que sofrem a ameaça de demolição.

Mais informações

VI Festival da Sardinha da Caponga
25 a 27 de outubro
Praia da Caponga - Cascavel-CE
Programação:

Sexta 25/10


Ciribáh e o Samba do Grande Amor
Nayra Costa
Italo e Renno

Sábado 26/10

Forró Kbra da Peste
Banda Groovtown
Chico Pessoa e Elba Ramalho

Domingo 27/10
Banda Monomotor
Batucada Elétrica



Visite-nos em:

www.facebook.com/cascavelceara


1 comentário:

  1. Parabéns pelo blog...

    Ouvi falar que terá muitos pratos com sardinha!

    Amo Sardinha...

    ResponderEliminar

Lista de blogues